VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

segunda-feira, 28 de março de 2016

DEPÓSITOS DO FGTS PODEM SER PENHORADOS EM EXECUÇÃO DE ALIMENTOS

Entre os direitos à subsistência e a dignidade humana do alimentando e os direitos do devedor de alimentos, os tribunais têm entendido pela penhorabilidade dos valores vinculados às contas do FGTS e do PIS.
Nem seria diferente, vez que os saques, antes adstritos à compra da casa própria, desemprego involuntário e aposentadoria, passaram a ser flexibilizados. 
Por outro lado, o princípio da dignidade da pessoa humana criou vulto desde a Constituição Federal de 1988, o que deu novo status ao alimentando. O dever alimentar é obrigação tão séria que é a única dívida, de origem civil, que pode...
resultar em prisão e recebeu maior rigor, no cumprimento, pelo novo Código de Processo Civil.
Nesse sentido a mais recente jurisprudência, que inclui decisões do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (acórdãos nº AI 2068455-61.2015.8.26.0000 (TJSP, 9ª Câmara de Direito Privado, Relator Piva Rodrigues; AI 660.172-4/2-00, da relatoria de Dácio Viviani Nicolau e MS 614.187-4/9-00, Relator Grava Brazil) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ RMS 26540/SP)

ACÓRDÃO
Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2139835-47.2015.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante WGA, menor representada é agravado JVA.
ACORDAM, em 10ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, proferir a seguinte decisão: "Deram provimento ao recurso. V. U.", de conformidade com o voto do Relator, que integra este acórdão.
O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ELCIO TRUJILLO (Presidente) e CESAR CIAMPOLINI.
São Paulo, 16 de fevereiro de 2016
J.B. PAULA LIMA
RELATOR

Agravo de Instrumento nº 2139835-47.2015.8.26.0000
Comarca: São Paulo Foro Regional de Santana
Voto n° 2693
Execução de alimentos sob o rito do artigo 732 do Código de Processo Civil Possibilidade de constrição judicial sobre depósitos, pertinentes ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, em nome do devedor Precedentes deste TJSP e do STJ Recurso provido.
Trata-se de agravo de instrumento interposto contra decisão copiada a fl. 10, que indeferiu o pedido de penhora de parcela do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, pertencente ao devedor de alimentos.
Insurge-se a agravante alegando que afastar a penhora do FGTS ensejará dano de difícil reparação, pois protelará o recebimento da pensão alimentícia, valor essencial para sua sobrevivência.
A Douta Procuradoria Geral de Justiça deixou de se manifestar nos autos, diante da maioridade da agravante (fls. 29/30).
É o relatório.
Depreende-se dos autos que a agravante propôs execução de alimentos sob o rito do artigo 732 do Código de Processo Civil, alegando que o executado deixou de pagar verbas alimentares devidas, num total de R$ 2.060,51. 
Frustrada a penhora “on line” de ativos financeiros, bem como a busca de bens junto à receita federal e DETRAN, pelo INFOJUD e RENAJUD, a agravante pleiteou a constrição perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o que restou indeferido.
Contudo, é caso de provimento do recurso, pois os Tribunais vêm decidindo em favor do alimentado, cujo sustento não pode ser prejudicado a benefício do devedor de alimentos. Nesses casos, a quitação de verbas alimentícias se sobrepõe à garantia trabalhista. Esse é o entendimento do Colendo Superior Tribunal de Justiça e deste Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo: “PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL. VIOLAÇÃO AO ART. 535 DO CPC. NÃO OCORRÊNCIA. EXECUÇÃO DE ALIMENTOS. PENHORA DO FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO - FGTS. POSSIBILIDADE. 1. Não há que se falar em violação ao art. 535, II do CPC quando a matéria impugnada em embargos de declaração foi devidamente analisada pelo Tribunal de origem, que emitiu pronunciamento de forma fundamentada, ainda que em sentido contrário à pretensão do recorrente. 2. Este Tribunal preconiza a possibilidade de penhora de conta vinculada do FGTS e PIS em se tratando de ação de execução de alimentos, por envolver a própria subsistência do alimentado e a dignidade da pessoa humana. 3. Agravo regimental não provido. (AgRg no REsp 1427836/SP, Rel. Ministro LUIS FELIPE SALOMÃO, QUARTA TURMA, julgado em 24/04/2014, DJe 29/04/2014)”
“Execução de alimentos. Excepcionalidade da penhora dos valores depositados em FGTS e PIS, em razão da natureza do crédito alimentar.
Precedentes do E. STJ. Recurso provido (Agravo de instrumento nº 2175365-49.2014.8.26.0000, Relator(a): Araldo Telles; Comarca: São Paulo; Órgão julgador: 10ª Câmara de Direito Privado; Data do julgamento: 26/05/2015; Data de registro: 03/06/2015)”
“Decisão que indeferiu penhora de conta vinculada ao FGTS e PIS. Execução de alimentos que justifica a penhora. Jurisprudência desta Corte e dos Tribunais Superiores neste sentido.
Decisão reformada. Recurso provido (Agravo de instrumento nº 0016127-33.2011.8.26.0000, Relator(a): Silvia Sterman; Comarca: São Paulo; Órgão julgador: 10ª Câmara de Direito Privado; Data do julgamento: 13/03/2012; Data de registro: 19/03/2012)”
Pelo exposto, DOU PROVIMENTO ao recurso e defiro expedição de ofício à Caixa Econômica Federal visando a penhora sobre depósitos em conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, exclusivamente a crédito do agravado.
J.B. PAULA LIMA
RELATOR

GOSTOU? COMPARTILHE. NÃO GOSTOU? COMENTE. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR

 

Escreva, comente. Se para elogiar, obrigada. Mas posso ter pecado e truncado o texto, cometido algum erro ou deslize (não seria a primeira vez). Comentando ajudará a mim e àqueles que lerão o texto depois de você. Culpa minha, eu sei. Por isso me redimo, agradeço e tentarei ser melhor, da próxima vez. 


 Obrigada pela visita!

QUER RECEBER DICAS? SIGA O BLOG. 

SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Respeite o direito autoral.
Gostou? Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:

VERDEGLÓRIA TERRÁRIOS E ARTESANATO ECOLÓGICO

CHAPÉU DE PRAIA

MEU QUADRADO

"CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES

GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)

e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

Nenhum comentário:

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Praia, sol, mar... rios, aves, plantas, flores, frutos... a natureza em todas as potencialidades. O belo, próximo. A segunda cidade mais antiga do Brasil, a Amazônia Paulista, minha paixão.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog

VIVER

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” (Oscar Wilde)

SONHOS

“Todos os homens sonham, mas não da mesma maneira. Existem aqueles que têm seus sonhos à noite, nos recônditos de suas mentes, e ao despertar, pela manhã, descobrem que tudo aquilo era bobagem. Perigosos são os homens que sonham de dia, porque são capazes de viver seus sonhos de olhos abertos, dispostos a torná-los realidade.” (T. E. Lawrence)